terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu existo (Poesia de Luiz de Jesus)


Sou um deficiente, assumir essa verdade não dói
Através do amor dos meus pais, minha dignidade se constrói
A única dor que eu sinto, é a dor do preconceito
Essa fere e machuca, como uma lança atravessa o meu peito
Se eu não tenho um pé, ou se me falta uma mão
Isso não é motivo, para eu ficar na solidão
Uma bala perdida, me encontrou na esquina
Sentado em uma cadeira de rodas, hoje é essa minha sina
Já fui uma criança, hoje me tornei um adulto
Até hoje ninguém me conhece, acho isso um insulto
Eu não posso falar, eu também não posso ouvir
Não enxergo o futuro, que este mundo tem pra mim
Mas uma coisa eu sei e aprendi a lição
Que o maior de todos os defeitos, é nascer sem coração
Quando eu saio na rua, pessoas olham pra mim
Algumas indiferentes, outras com pena de mim
Quando será que a sociedade, irá compreender?
Que aquilo que eu mais desejo, é poder ser respeitado como você
Não vejo o meu rosto, nos produtos que consumo
Sempre foi assim, quem irá mudar o meu rumo?
Juntos respiramos o mesmo ar, sou gente como você
Nesse mundo também há espaço, para eu aparecer
Estou do seu lado, você me olha e finge não me ver
A sua indiferença, é a única doença que eu não aceitaria ter
Poliomielite, Síndrome de Down, Autismo, Paralisia Cerebral
Deficiência auditiva e também visual
Por ser deficiente, sou chamado especial
Se sou especial, onde está a minha honra, a minha dignidade?
Meus direitos como cidadão, dentro da sociedade?
Indiferente a tudo isso, eu sou muito grato pela vida
Acredito que no futuro, a minha voz será ouvida
Se me calei no passado, hoje no presente falo a você
Nem o maior dos preconceitos, poderá me esconder
Eu existo...

Sonho em um dia ver uma sociedade comprometida com a causa social, sem discriminação, preconceito ou demagogia. Uma sociedade onde todos sejam realmente iguais perante a lei. Com braço ou sem braço, num carro importado ou numa cadeira de rodas. Sociedade aonde o valor seja humano e o respeito e o amor pelo próximo, seja superior a qualquer constituição. Já pensou se todos nós tivéssemos a mesma cor, os mesmos cabelos, a mesma cor de olhos, o mesmo peso, a mesma altura, a mesma crença, gostássemos das mesmas coisas, fôssemos aos mesmos lugares? Seria muito chato! O que é legal na vida? As diferenças! São elas que dão colorido ao nosso viver, são elas que nos dão oportunidades de crescer e de aprender a respeitar os outros, cada um com seus gostos, seus estilos e suas opções. Somos todos parte da mesma raça: a raça humana, mas somos todos diferentes. Todos devem ser respeitados como seres humanos que são. E viva a diferença! Viva a inclusão social! Seja você também um ser humano que sabe respeitar as diferenças e conviver bem com todo mundo!

Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde ), cerca de 19 milhões de pessoas no Brasil, possuem algum tipo de deficiência, ou seja, 10% da população. Só não ver quem não quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço de coração, o carinho, a atenção e interesse com que vocês vêm acompanhando a minha poesia há alguns anos e a você que está tendo o primeiro contato com meus textos agora. Fico muito feliz que embora muitos rostos se encontram muitos distantes, outros eu nunca os vi, mas a poesia os deixam bem próximos de mim. Dou graças a Deus por ter me dado esse Dom, que me permite transmitir sentimentos e resgatar a sensibilidade da alma de cada leitor. Por que na verdade os versos que escrevo, nada mais são do que meus próprios sonhos, que acabam se tornando realidade; sendo assim, posso realizar o que quiser, fazendo simplesmente meus próprios versos. Porque sonhos que se sonham só, podem ser uma ilusão, mas sonhos que se sonham juntos...se realizam. E você faz parte deste sonho!
Obrigado!
Luiz de Jesus®