quarta-feira, 11 de maio de 2011

Amordaçados (Poesia de Luiz de Jesus)
















Da África para o Brasil
Numa viagem subumana
Nos porões dos navios
Fomos transportados, como animais da savana

Amarrados, amordaçados, torturados
De angústia e tristeza muitos de nós adoecemos
Como lixo ao mar, fomos atirados
Mas os oceanos não apagam, tudo aquilo que sofremos

Quando aqui chegamos, através da dança e do canto
Tentamos aplacar o sofrimento da senzala
Cantando nossa liberdade em todos os cantos
Mostrando que a voz do negro não se cala

E hoje na neoescravatura
Alguns acreditam que a nossa força é pouca
Ignorando nossa resistência e bravura
Os racistas tentam em vão, calar a nossa boca

Usam o congresso nacional
Na tentativa de nos amordaçar
Com o mito da democracia racial
Pensam que vão nos intimidar

E como um pássaro aprisionado
Assim somos nós...
Podem nos tirar a liberdade
Mas jamais calarão a nossa voz

Dedico essa poesia a todos militantes do movimento negro, que ousaram ir à cova dos leões, em busca da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, e que mesmo diante do rugido do leão, não se intimidaram, e sim, bradaram o canto da liberdade, que ecoa desde dos nossos antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço de coração, o carinho, a atenção e interesse com que vocês vêm acompanhando a minha poesia há alguns anos e a você que está tendo o primeiro contato com meus textos agora. Fico muito feliz que embora muitos rostos se encontram muitos distantes, outros eu nunca os vi, mas a poesia os deixam bem próximos de mim. Dou graças a Deus por ter me dado esse Dom, que me permite transmitir sentimentos e resgatar a sensibilidade da alma de cada leitor. Por que na verdade os versos que escrevo, nada mais são do que meus próprios sonhos, que acabam se tornando realidade; sendo assim, posso realizar o que quiser, fazendo simplesmente meus próprios versos. Porque sonhos que se sonham só, podem ser uma ilusão, mas sonhos que se sonham juntos...se realizam. E você faz parte deste sonho!
Obrigado!
Luiz de Jesus®