quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Doença (Poema de Luiz de Jesus)


A Doença

Ela vem e me degenera
Ela é hereditária
Dizem que ela não tem cura
É passada de pais para filhos
Ela me cansa
Ela me enfraquece
Dói muito
Ela faz meu coração disparar
Ela rouba a minha qualidade de vida
Quem mais sofre com ela é a população negra
Ela como uma foice,
Me corta a esperança
Ela decepa os meus sonhos
Ela me estressa
Ela me mata aos poucos
Sem pressa
Ela se chama… DISCRIMINAÇÃO RACIAL

As informações sobre a anemia falciforme e suas conseqüências, são praticamente inexistentes. Pelo menos por parte dos órgãos de saúde do governo. A discussão da saúde da população afrodescendente é recente na sociedade brasileira, a única doença que nos atinge, com um fundo basicamente biológico, é a anemia falciforme, as outras, como hipertensão, diabetes do tipo 2 e o G6P, que é uma deficiência sanguínea, prevalecente na população negra, são doenças que tem seu desenvolvimento associado diretamente às condições de vida.

Somos a maioria do povo brasileiro e não temos informações precisas de como é a saúde dessa população, do que ela adoece e de como morre. E isto realmente acontece de forma diferente. Há um outro percurso, uma outra evolução. Por isso, a importância do quesito cor. O problema é que isso sempre foi considerado como uma postura racista, de privilégios. Por isso a luta é árdua e temos que combater a doença da discriminação e do descaso.

Na área da saúde há recém formados que estão saindo sem saber nada sobre anemia falciforme. No meio acadêmico, não existem pessoas que saibam falar, com propriedade, sobre anemia falciforme, do ponto de vista clínico e de todas suas implicações sociais e políticas.Mas acredito que pior do que a anemia falciforme está a discriminação e o preconceito racial, essas duas doenças sociais deixam a população negra doente, principalmente pelos males psíquicos, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, que sofre por pertencer a essa raça, pelas cobranças que enfrenta se quiser vencer, ou então pela marginalização e desqualificação impostas pela sociedade.

A cura está em nossas mãos.

Um comentário:

  1. Para mim é sempre um prazer dár uma passada em seu blog, adoro. Gostei muito desta informação sobre a anemia falciforme, venho lendo já a algum tempo sobre este assunto que me preocupa muito, e minha surpresa foi quando lendo tua poesia que sem sombra de dúvidas chama muito atenção até o final que é surpreendente, logo após postastes uma informação tão importante assim. Me permita postar também no meu blog, para mim será um orgulho. Abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço de coração, o carinho, a atenção e interesse com que vocês vêm acompanhando a minha poesia há alguns anos e a você que está tendo o primeiro contato com meus textos agora. Fico muito feliz que embora muitos rostos se encontram muitos distantes, outros eu nunca os vi, mas a poesia os deixam bem próximos de mim. Dou graças a Deus por ter me dado esse Dom, que me permite transmitir sentimentos e resgatar a sensibilidade da alma de cada leitor. Por que na verdade os versos que escrevo, nada mais são do que meus próprios sonhos, que acabam se tornando realidade; sendo assim, posso realizar o que quiser, fazendo simplesmente meus próprios versos. Porque sonhos que se sonham só, podem ser uma ilusão, mas sonhos que se sonham juntos...se realizam. E você faz parte deste sonho!
Obrigado!
Luiz de Jesus®